Matérias

#SEGUNDA SEM CARNE – Salada Cuzcuz Apaixonante de Beterraba por Alimento do Amor

#SEGUNDA SEM CARNE – Salada Cuzcuz Apaixonante de Beterraba por Alimento do Amor

Pense em uma receita fácil & refrescante…boa para compor uma refeição e até para servir em festas, confraternizações e aquele open house no estilo finger foods! Não tinha o hábito de comprar o grão de CUZCUZ aqui em casa, dia desses encontrei uma oferta no mercado e logo pensei “Vou experimentar!” Lembro do meu tio fazendo o famoso “cuzcuz da família” em algumas datas comemorativas, mas caso você não saiba, a receita original leva alguns ingredientes de origem animal, fiz minha adaptação que misturou ao dia quente que estava fazendo no Rio e deu esse resultado apaixonante!

É uma receita rápida, porém acredito que a parte crucial é deixar a beterraba de molho por aproximadamente 8h (no mínimo), como usei esse turbeculo CRU, tomei o cuidado de deixa-lo hidratar para livrar um pouco dos antinutrientes e consequentemente mais apto ao consumo. Neste caso, eu não descasquei o legume pois ele perderia a maior parte da sua cor, deixei submerso em um vidro, depois descartei totalmente a água, lavei o legume e ai sim descasquei o mesmo (fica uma cor linda nas mãos). Chega de papo e vamos à receita?

 Receita para 4 pessoas – Você vai precisar de:
– 100gr de Cuzuz (vai dar muito Cuzcuz)
– Água Filtrada para Cozinhar o Cuzcuz
– 1/2 Cebola Roxa
– 1 Beterraba (que deixei de molho conforme mencionado acima)
– Suco de 1 Limão
– Azeite à Gosto (boto muito)
– Salsinha à Gosto (é o verdinho que mais combina com beterraba)
– Sal do Himalaia (ou qualquer outro) à gosto
– Pimenta do Reino à gosto
Cuzcuz rápido e vegano!
Apanhe um fervedouro (ou panela pequena), coloque a água para ferver, somente após a fervura adicione o cuzcuz e acompanhe (geralmente demora 3 minutos para ficar pronto), é muito rápido! Quando você ver que eles estão grudando é o ponto, vai esta macio e pronto para o consumo, passe em uma peneira se livrando da água do cozimento e imediatamente dê um banho de água fria para evitar que eles realmente grudem e se tornem uma pasta, e vá escorrendo muito bem!

Enquanto a água está fervendo…

Pique muito miudinho a cebola e a salsinha, adicione em um refratário de bom tamanho (que caiba toda a salada); nesta receita eu usei o ralador no tamanho mínimo (quase que o ralador de alho) para a Beterraba, não demorou muito pois ela já estava hidratada e isso facilita o processo. A textura da comida faz toda a diferença, então prove! Experimente ralar a beterraba sentindo a cor que ela solta, vendo o vermelho da Terra em suas mãos, curta esse momento (eu amo)!

Junte o cuzcuz depois do choque térmico e dpeois de escorrer aos ingredientes no refratário, misture e tempere com o limão, um bom azeite, sal e pimenta do reino (ou tudo aquilo de gostoso que você tiver em casa).

NOTA I: como expliquei acima, servi a receita no estilo “Finger Foods Vegan” porém fica ao seu critério servi-la na mesa para cada um se servir, servir diretamente no prato…escolha o que você mais gosta!
NOTA II: O cuzcuz em sua origem contém glúten, uma ótima adaptação GLUTEN FREE para esta receita é substituir o mesmo por Quinoa (fácilmente encontrada nos mercados), o processo de cozimento demora aproximadamente 5 minutos.
finger foods, finger foods vegan, petisco vegano, entrada vegana, salada vegana, salada de cuzcuz, cuzcuz com beterraba, beterraba, receitas veganas, receita vegana com beterraba, receita vegana, cuzcuz vegano, beterraba vegana, confraternização vegana, open house vegano, snack vegano, comida para festas veganas
As cores dos alimentos, alimentam seu espírito…alimente seus chakras!
TEM NESTA RECEITA:

Comentários do Facebook

comentários

Rádio Viva Zen

12.mar.2018

No Comments

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Taruga Tecnologia