Matérias

OM (pronuncia-se AUM), o som da criação

OM (pronuncia-se AUM), o som da criação

Muitos sábios de antigas civilizações acreditavam que toda matéria se compõe de uma energia básica: a vibração – descobertas mais recentes da Física convergem para a mesma ideia. A partir deste princípio, os antigos sustentavam que uma única vibração fundamental diferenciou-se dentre diversas outras gerando tudo o que existe no Universo. Neste contexto, uma sílaba em específico adquire importância substancial: OM (pronuncia-se AUM), o som da criação.

OM, a sílaba sagrada, o mantra de todos os mantras, é considerada a força natural básica inerente a todos os fenômenos da natureza e através do qual derivam todas as outras forças. Em sânscrito, o significado de OM é avati ou rakshati que representa “aquilo que protege, que abençoa, que sustenta”.

Através da pronuncia desse som, consegue-se ressoar a gênese do mundo, ou seja, este símbolo, quando visualizado e entoado, traz p/ o seu interior a energia do Universo no seu estado mais puro, a união entre o céu e a terra, a harmonia entre o masculino e o feminino, o ativo e o passivo, o receptor e o doador, enfim a polaridade, que em perfeita sintonia gera o equilíbrio.

A sílaba é constituída por três sons: A, U e M. No primeiro som, A, abrimos totalmente a boca (foneticamente como em “manhã”); logo depois, a cavidade bucal vai diminuindo até a vogal U (foneticamente como em “ungir”) e por fim, fecha-se completamente em M (foneticamente como em “mamãe”).

Portanto, AUM compreende todo o espaço de ressonância que usamos para falar. Mais do que isso, representa todo o fenômeno de produção do som, ou seja, abarca todos os sons possíveis. Além disso, o A simboliza o estado de vigília (mente consciente), o U simboliza o estado de sonho (um componente da consciência da vida em vigília formada pela inconsciência do sono) e o M simboliza o estado de sono profundo (mente inconsciente).

Essa trindade tem diversas representações:
• Brahma, Vishnu e Shiva.
• Criação, Preservação e Destruição.
• Pai, Filho e Espírito Santo.
• Passado, Presente e Futuro.
• Nascimento, Vida e Morte.
• Vigília, Sonho e Sono profundo.
• Mente, Corpo e Espírito.

Comentários do Facebook

comentários

Rádio Viva Zen

9.jul.2018

No Comments

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Taruga Tecnologia