Matérias

O Prana

O Prana

 

O prana pode ser definido como a melhor força vital em tudo o que se torna visível no plano físico como movimento e ação, e no plano mental como pensamento. A palavra Pranayama, portanto, significa a restrição de energias vitais. É o controle da energia vital energiza os nervos das pessoas. Move seus músculos e faz com que ele sinta o mundo externo e direciona em seu pensamento interno.

O controle dessa força é o objetivo dos Yogins por meio do Pranayama. Aquele que conquista isso não é apenas o conquistador de sua própria existência no plano físico e mental, mas o conquistador de todo o mundo. Pois, o Prana é a própria essência da vida cósmica, esse princípio sutil que envolveu todo o universo em sua forma presente e que o está direcionando ao seu objetivo final.

Para o yogue todo o universo é o seu corpo. A matéria que compõe seu corpo é a mesma que evoluiu o universo. A força que pulsa através de seus nervos não é diferente da força que vibra através do universo. A conquista do corpo significa, portanto, a conquista das forças da natureza.

De acordo com a Filosofia Hindu, toda a natureza é composta de duas substâncias principais. Um deles é chamado de Akasa ou éter e o outro, Prana ou energia. Pode-se dizer que esses dois correspondem à matéria e à força dos cientistas modernos.

Tudo neste universo que possui forma ou que tem existência material é desenvolvido a partir desta substância sutil onipresente ‘Akasa’. Gás, líquido e sólido, o universo inteiro, consistindo de nosso sistema solar e milhões de sistemas enormes como o nosso e de fato todo tipo de existência que pode ser trazido sob a palavra “criado”, são os produtos deste sutil e invisível Akasa. e no final de cada ciclo retorne ao ponto ou mental, pode ser resolvido nessa força original.

Não pode haver nada de novo, exceto esses dois fatores em alguma de suas formas. Conservação da matéria e conservação de energia são as duas leis fundamentais da natureza.

Swami Sivananda

Comentários do Facebook

comentários

Rádio Viva Zen

12.jun.2018

No Comments

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Taruga Tecnologia