Matérias

A Mágica dos Mantras

A Mágica dos Mantras

Cantar faz maravilhas pelo corpo e pela mente

Uma prática ritualística que perdeu relevância? De modo algum. O canto ainda permanece uma rota psicossomática procurada para o bem-estar físico e intelectual. Acredita-se que o canto regular de mantras acabe com o medo, a raiva e a depressão e ajude a aliviar distúrbios dos sistemas respiratório, digestivo, reprodutivo, circulatório, fonoaudiológico, intelectual e cognitivo. Diz-se que o canto védico ajuda a desenvolver os poderes mentais e a força, aliviar o estresse e levar a pessoa a um nível mais elevado de consciência. Cantar também melhora a memória e o poder de concentração, tão crucial se alguém quiser ser um realizador.

O som e a psique

Parece incrível que o simples cantar possa trazer essas mudanças tremendas. Mas um canto não funciona de maneira misteriosa. “Pense nisso. No nível físico, expressar um canto da forma prescrita afeta a área abdominal (de onde as notas do canto emergem), os pulmões, o sistema circulatório e assim por diante”, explica Radha Sundararajan, diretora de canto do Krishnamacharya Yoga Mandiram (KYM). Agora, a pesquisa está sendo feita em lugares como o Brahmvarchas Shodh Sansthan, um centro de pesquisa para integração da ciência e espiritualidade em Haridwar, Índia, sobre como exatamente um canto funciona. Os cantos foram analisados como sons baseados em energia e vocalizar uma palavra, ou um som, produz uma vibração física. Os cantos criam ondas de energia de pensamento, e o organismo vibra em sintonia com a energia e o chamado espiritual de um canto.

Os cientistas dizem que quando um mantra é cantado ritmicamente, isso cria um efeito neurolinguístico. Tal efeito ocorre mesmo se o significado do mantra não for conhecido. “Você só precisa ter um bom ouvido, permanecer fiel à pontuação, pausa, pronúncia, notação, duração e força do canto e repeti-lo muitas vezes. A transformação acontece passo a passo, ao longo de um período de tempo”, diz Menaka Desikachar, expoente sênior e ex-diretor de canto védico da KYM.

“Mas conhecer o significado do que você está cantando sintoniza sua mente para alcançar seu objetivo”, diz Usha Sundar, diretor da divisão Vedic Chanting, Viniyoga Healing Foundation (VHF). Os cientistas chamam isso de efeito psicolinguístico. Uma pesquisa feita pelo professor Dr. T. Temple Tutler, da Universidade de Cleveland, nos Estados Unidos, revelou que os efeitos neurolinguísticos e psicolinguísticos são devidos à produção e disseminação de substâncias químicas no cérebro, que têm um efeito calmante e curativo no corpo. “Alguns pacientes chegam num estado tão desorganizado que não conseguem fazer parte de um programa de cura; por isso pedimos a eles que apenas escutem um canto em particular, depois do qual eles se tornam compostos, e depois praticam as asanas e vocalizam o canto”, diz o Dr. N. Chandrasekhar, VHF, onde o canto é incorporado aos programas de cura baseados na yogasana.

Ouvir os mantras regula a pressão sanguínea, a frequência cardíaca, as ondas cerebrais e o nível de adrenalina. Mas, lembre-se, assim como medicamentos comuns, existem cantos específicos para fins específicos.

Despertar espiritual

Cantar eventualmente nos faz meditar. A meditação requer foco, o que é difícil de alcançar. Mas, quando você canta com concentração, a mente fica focada. “Às vezes, durante o curso do canto, acabo em estado meditativo sem perceber”, diz K. Geetha, professora de yoga, que começou a cantar. É provavelmente por isso que cantar é tão bom para as crianças. “Ele sincroniza o corpo, a mente, a voz e a respiração, criando a harmonia interior, que abre o caminho para o despertar espiritual”, diz Usha Sundar.

Há muitas pessoas que descobriram que cantar pode levar a um caminho que leva a um plano mais elevado de bem-estar. Como o empresário K. Ramesh, que conseguiu largar o álcool, o fumo e superar o desejo de comer demais, seguindo diariamente uma dose de canto por mais de um ano. Como Shiva, um garoto com síndrome de Down que não mais baba ou se comporta de maneira desorientada. Como Shanthi, cuja asma está sob controle. Como Uma, que superou as irregularidades menstruais. Como Kamakshi, que cantou para sair da depressão crônica… tente.

Como fazer isto

* Aprenda com um guru. Além de ensinar você a pronunciar um mantra perfeitamente, um guru sabe qual mantra você precisa.

* Sente-se em um tapete para conservar a energia do corpo.

* Cante lenta e claramente, aderindo à pronúncia e ênfase exatas.

* Sincronize o canto com o ritmo da sua respiração.

* Mantenha seus olhos fechados.

* Respire profundamente e devagar.

* Não se mantenha rígido. Deixe seus músculos relaxarem.

* Dê tempo a isso. Os efeitos são lentos, mas certamente virão.

 

Fonte: https://www.atmazen.com.br/blogposts/view/68

Comentários do Facebook

comentários

Rádio Viva Zen

9.maio.2018

No Comments

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Taruga Tecnologia