Matérias

Segunda sem carne Bolo de Chocolate, sem leite, sem ovo & com Cobertura via Alimento do Amor

Segunda sem carne Bolo de Chocolate, sem leite, sem ovo & com Cobertura via Alimento do Amor

A receita mais esperada dos tempos: Bolo Vegano de Chocolate e ela é uma das melhores que já produzi! Antes de tudo quero dizer que essa é a versão COM GLÚTEN, porque sim, consumo glúten de vez em quando, rs.

O melhor bolo vegano de chocolate do mundo, SIM, totalmente sem leite, sem ovo e sem achocolatado em pó é feito no liquidificador e ainda por cima tem cobertura! Porque eu AMO FACILIDADE na cozinha gente…NADA, NADA, NADA descomplicado por amor (hahaha) – Vamos à receita!

Receita para muitas pessoas (dependendo da fome, bolo de forma vazada pequena) – Você vai precisar de:

Para a Massa:

– 3 Colheres de Semente de Linhaça Dourada (ou comum)

– 1 Xícara de Leite de Coco (dê preferência o caseiro mas pode ser o que vende no supermercado)

– ½ Xícara de Óleo Vegetal (prefiro o de coco ou de girassol)

– 1 Xícara de Cacau em Pó 100% (de QUALIDADE)

– 1 Xícara de Açúcar (pode ser o cristal ou demerara mas dê opção ao orgânico)

– 1 Fava de Baunilha (ou um colher de sopa de essência de baunilha)

– ½ Xícara de Coco Ralado (sumo do coco que sobrou do leite caseiro ou pode ser o de supermercado)

– 1 ½ Xícaras de Farinha de Trigo

– 1 Colher de Sopa de Fermento em Pó

– Óleo & Farinha para para Untar

Para a Cobertura
– ½ Xícara de Leite de Coco
– 1 Xícara de Açúcar Mascavo (aqui é ideal é que seja o mascavo mas você também pode usar o demera)
– 1 Xícara de Cacau em Pó

– Castanhas de sua preferência

Creio que aquilo você faz em CASA ganha um GOSTINHO especial, esse é um dos motivos que te encorajo a fazer seu leite vegetal (por exemplo). Mais uma coisa, use sempre o que você tem ao seu alcance nas receitas…no alcance das suas mãos, em casa, no supermercado e enfim…Vamos ao passo-a-passo!

Primeiro de TUDO, em um recipiente pequeno coloque as sementes da linhaça e adicione 6 colheres de sopa de água (sempre o dobro), deixe “hidratando” por aproximadamente 20 minutos.

ANTES DE COMEÇAR A PREPARAR A MASSA, PRÉ-AQUEÇA O FORNO À 200ºC & DEIXE UMA FORMA DE MEIO VASADO JÁ UNTADA COM ÓLEO VEGETAL E FARINHA DE TRIGO (uma colher de chá).

No liquidificador adicione o leite vegetal, o óleo e a linhaça (já hidratada) bata por 2 minutos; coloque o cacau, o açúcar e o coco ralado bata por mais 3 minutos; adicione a baunilha e bota pra quebrar mais 2 minutos…EXPERIMENTE! Se sentir o sabor de todos os ingredientes integrados (se estiver ao seu gosto) siga a receita.
Adicione UMA xícara de farinha e vá batendo…adicione a outra metade da xícara aos POUCOS (esse processo é muito importante na fase final do bolo, pois o glúten vai se soltando garantindo o sucesso da receita), essa massa não é mole e nem muito densa, é meio termo, por isso é interessante você ir no seu tato se vai ser necessário colocar mais farinha ou não (como minha mãe sempre me disse, é mais fácil colocar farinha do que tirar).

Por fim, mas não menos importante adicione o fermento químico em pó na massa e bata POUCO no liquidificador, gosto muito de bater o fermento na mão também, mas vai do se gosto!
Adicione a massa na forma (já untada) e leve ao forno (já quentinho) por aproximadamente 40 minutos, este tempo vai depender muito da potência do seu equipamento…Se for muito forte, depois de 30 minutos vai acompanhando para evitar que queime. ALGO SUPER IMPORTANTE: É terminantemente proibido abrir o forno até os 30 primeiros minutos de “bolo assando”, afinal de contas, queremos um bolo fofinho e lindo para agradar à você mesma e à todos!

Pegue a melhor panelinha antiaderente que você tem em casa que eu vou te ensinar como fazer a MELHOR CALDA DE CHOCOLATE VEGANA DO MUNDO! Em fogo médio, adicione o metade do açúcar mascavo e com todo o leite vegetal e mexa até ver que derreteu todo, coloque o cacau e mexe mais até dissolver todo o cacau, acrescente o restante do açúcar e continue a misturar! Essa calda vai borbulhar, vai reduzir e vai começar a brilhar…como a primeira foto mas pra isso vai demorar uns 10 minutinhos mais ou menos, por isso é importante ficar sempre mexendo para não grudar, além de que o ar que entra vai dando mais consistência! Reserve

Quando o bolo estiver todo bonitão, depois que já cresceu e UFFA…a receita deu certo! Tire do forno, passe uma faca mas laterais mas deixe esfriar por aproximadamente 20 minutos antes de “desinformar”. Amasse as castanhas, aqui tenho um mini-pilão mas você também pode corta-las ou colocar em pedaços inteiros ai no seu bolo, a criatividade é contigo!

Comentários do Facebook

comentários

Rádio Viva Zen

9.out.2017

No Comments

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Taruga Tecnologia