Matérias

YOGA, SAMKHYA E AYURVEDA

YOGA, SAMKHYA E AYURVEDA

YOGA, SAMKHYA E AYURVEDA

 

Samkhya é a escola védica que forma a base de explicação filosófica e metafísica para o entendimento profundo das ciências do Yoga e da Ayurveda. O Yoga dá a base psico-espiritual para a Ayurveda. A Ayurveda permite longevidade para se chegar à meta do Yoga, a iluminação, o retorno a nossa essência, o estado de pura consciència, verdade absoluta e bem aventurança.

 

PURUSHA

A Consciência Pura. O princípio espiritual do Universo, eterno e imutável. Sua presença produz o movimento cósmico.

 

OS 24 PRINCÍPIOS CÓSMICOS (TATTVAS) DO SISTEMA SAMKHYA

São os princípios cósmicos dos diferentes níveis de diferenciação da matéria.

 

PRAKRITTI: a substância primordial (latente e manifestada), origem de todos os outros tattvas

MAHAT: inteligência cósmica, que rege os princípios universais, a mente divina, origem da diferenciação de tudo. No indivíduo é Buddhi, o poder de discernimento e no universo é o Ishvara, o governante cósmico que cria, mantém e transforma todas as coisas

AHAMKARA: o princípio da individualidade, o ego evolucionante

MANAS. A mente condicionada. O Ahamkara projeta a mente para experimentar o universo em torno de si, através dos sentidos de percepção e de ação. É o princípio da emoção e do desejo.

OS 5 TANMATRAS: “a divina medida”. Os cinco rítmicos cósmicos que controlam a manifestação do universo e os modos de percepção. Que são: tanmatra do som, do tato, da visão, do paladar e do olfato

OS 5 ÓRGÃOS DE PERCEPÇÃO (Pancha gnanendrya): Ouvidos, pele, olhos, língua e nariz. Todos os seres, de alguma forma, apresentam instrumentos para esses modos de percepção

OS 5 ÓRGÃOS DE AÇÃO (Pancha Karmendrya): os cinco instrumenmtos pelos quais a mente atua no universo. Boca (expressão), mãos (preensão), pés (locomoção), urogenital (emissão) e ânus (excreção).

OS 5 GRANDES ELEMENTOS (Pancha Mahabhuta): éter, ar, fogo, água e terra., que representam estados de densidade e de qualidades da matéria: etérico, gasoso, radiante, líquido e sólido

 

A IMPORTÂNCIA DOS 5 ELEMENTOS E SUAS CORRESPONDÊNCIAS

 

Este princípio tem implicações universais, mas, especificamente para o trabalho da Ayurveda consideramos que a junção desses elementos forma os diferentes doshas que poderiam ser mais bem compreendidos numa linguagem moderna como “matrizes energéticas”.

  • Os elementos terra+água se unem formando a energia chamada KAPHA responsável pela estrutura do corpo e da mente, pela nutrição e o sentimento de prazer pela vida.
  • Os elementos água+fogo se unem formando a energia chamada PITTA responsável pela digestão em todos os níveis – digestão mental (o claro entendimento), digestão física, digestão celular, o calor do sangue e seu funcionamento.
  • Os elementos ar+éter formam a energia chamada VATA responsável pelo fluxo dos pensamentos, o funcionamento do sistema nervoso e o movimento de todos os líquidos, impulsos nervosos e a homeostasia do organismo.

Da mesma maneira que no momento da fecundação se forma nosso mapa genético que é determinante em nossas vidas, no conceito da Ayurveda também se forma, nosso mapa energético constituído pela junção das energias VATA, PITTA e KAPHA. Esse mapa energético forma um verdadeiro molde no qual toda a nossa estrutura física, energética, emocional, intelectual e espiritual se desenvolve ao longo de toda a nossa vida. Todos nós temos essas três energias porque elas são indispensáveis para nossa existência, mas cada ser humano possui uma proporção única delas. Isso significa que nascemos diferentes um do outro, sentimos as coisas de maneiras diferentes, reagimos ao mundo de formas diferentes; coisas que fazem bem a uma pessoa podem fazer mal a outra. Essas diferenças em nossos mapas energéticos originam os biotipos humanos.

 

 

 

Comentários do Facebook

comentários

Rádio Viva Zen

10.out.2018

No Comments

Deixe uma resposta

Desenvolvido por Taruga Tecnologia